Passaporte Brasil

YouTube Passaporte Brasil Facebook Passaporte Brasil Instagram Passaporte Brasil Google Plus Passaporte Brasil

Uberaba se torna o maior sítio paleontológico urbano do Brasil


As recentes descobertas de 283 fósseis de dinossauros transformaram a cidade de Uberaba, localizada no Triângulo Mineiro, no maior sítio paleontológico urbano do Brasil.

Recentemente estive visitando mais uma vez o distrito de Peirópolis, que faz parte da minha rotina profissional há mais de 20 anos. Acompanhando novas descobertas, os avanços da paleontologia realizada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), sempre muito bem recebido pelo geólogo e pesquisador Luiz Carlos Ribeiro.

Peirópolis, aspirante Geoparque Uberaba, pois todo processo de reconhecimento está bem encaminhado e em breve receberá esse título da Unesco.

Esse parque tem uma importância muito grande para as pesquisas e para paleontologia. A partir das pesquisas realizadas nos sítios e geossítios localizados em sua vizinhança e principalmente pelas descobertas de fósseis, cujo trabalho tem contribuído muito para estudos científicos das espécies de dinossauros.

O maior dente de titanossauro do mundo foi encontrado em Peirópolis. A descoberta foi feita pelos pesquisadores do Museu dos Dinossauros da Faculdade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), junto a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Além desse dente, foram encontrados na região da Serra da Galga, local de constantes escavações, outros dois fósseis dentários de dinossauros. Todos os dentes são do Uberabatitan, maior dinossauro brasileiro já encontrado e pertencente à família do titanossauro.

Outra descoberta importante foi um sítio de nidificação. Um ninho com vinte ovos de dinossauro, foi localizado no bairro de Ponte Alta, situado a aproximadamente 30km do centro de Uberaba.

Os Uberabatitan andavam por Peirópolis há 65 milhões de anos, e a característica desse grupo de dinossauros é que eles eram herbívoros, de pescoços compridos, caudas longas, com comprimento corporal estimado inferior a 25 metros.

Museu dos Dinossauros de Peirópolis.

A entrada no museu, que fica a 25km de Uberaba, é gratuita e não há necessidade de agendamento prévio.

Por Roberto Marques 19\12\2023

rmarques.passaportebrasil@gmail.com

@roberto_marquesj

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiros

  • Instituto Guy Puglisi
  • Marrocos
  • Braztoa
  • Vila Galé
  • Abracorp

Newsletter

Receba as novidades de nosso programa em seu e-mail.
Loading