Passaporte Brasil

YouTube Passaporte Brasil Facebook Passaporte Brasil Instagram Passaporte Brasil Google Plus Passaporte Brasil

FESTIVAL DE PARINTINS – Verdadeiro teatro a céu aberto no Amazonas


Festival de Parintins, imagens Boi Garantido.

O Festival de Parintins se tornou uma das maiores atrações da cultura brasileira. Sua apresentação ocorre no Bumbódromo na Ilha de Parintins-AM, cujo acesso aéreo da capital Manaus até Parintins tem duração de 45 minutos.

Imagens Boi Caprichoso, Festival Parintins 2017.

Sua apresentação é a céu aberto nessa imensa arena, sendo o ponto mais importante do evento a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Caprichoso de cor azul e o boi Garantido de cor vermelha.

Apresentação do Boi Caprichoso.

Boi Garantido no Festival 2017.

Apesar dos dois bois serem centenários, apenas em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins.

Evolução do Boi Caprichoso,

Boi Garantido durante apresentação no Festival.

O evento tem duração de 03 dias começando na sexta-feira e encerrando-se no domingo, no período entre o final do mês de junho e/ou início de julho todos os anos. Os dois Bois dançam e cantam por um período de duas horas e meia de apresentação, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia.

Jornalista Roberto Marques durante gravação do programa Passaporte Brasil em Parintins.

As músicas, que acompanham as apresentações dos bois durante todo o tempo, são as  “toadas” acompanhadas por um grupo de mais de 400 ritmistas sendo (marujada) a do boi Caprichoso e (batucada) a do boi Garantido.

Bela evolução do Boi Garantido no Festival.

A marujada do Boi Caprichoso.

Durante as três noites de apresentação, as duas associações (bois Caprichoso e Garantido) exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações, e cada ano elegem os temas para serem apresentados no bumbódromo.

Batucada do Boi Garantido com mais de 400 componentes.

As apresentações do festival de Parintins caracterizam-se em um verdadeiro teatro a céu aberto. Possui um total de 21 quesitos a serem explorados por cada boi: apresentador, levantador de toadas, batucada, ritual, porta-estandarte, amo do boi, sinhazinha da fazenda, rainha do folclore, cunhã poranga, boi bumbá (evolução), toada (letra e música), pajé, tribos indígenas, tuxauas, figuras típicas regionais, alegorias, lenda amazônica, vaqueirada, galera, coreografia, organização do conjunto folclórico.

Boi caprichoso, com suas alegorias trazendo as lendas do Amazonas.

A maioria dos quesitos não possui ordem predeterminada de apresentação. Às exceções são os três primeiros (apresentador, levantador de toadas e marujada ou batucada), além do último (encenação).

Alguns dos quesitos mais destacados do festival:

Ritual

O ritual dos Bumbás mostra a lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina que conseguem com a ajuda do Pajé, fazer reviver o boi do patrão.

Sinhazinha da Fazenda

É a filha do dono da fazenda. Exige-se da personagem graciosidade, desenvoltura, simplicidade, alegria, saudando o boi e o público.

Sinhazinha da Fazenda do Boi Caprichoso.

Levantador de toadas

David Assayag é o mais reconhecido levantador do festival, que iniciou sua carreira no lado azul, depois se tornou levantador do vermelho e por fim, em 2010, retornou ao Caprichoso, onde está até hoje. Muitas de suas musicas fizeram grande sucesso através da sua potente voz ou em gravações de outros cantores nacionais.

David Assayag, levantador do Boi Caprichoso.

Boi Bumbá – Evolução

É o símbolo da manifestação popular. Motivo e razão de ser do festival e deve ter geometria idêntica, leveza, alegria, evolução, encenação, coreografia e movimentos de um boi real.

Torcida

A torcida dá um show à parte. Enquanto um Boi se apresenta, sua galera participa com todo entusiasmo. Seu desempenho também é julgado. Do outro lado, a galera do contrário (adversário) não se manifesta, ficando no mais absoluto silêncio. Um torcedor jamais fala o nome do outro Boi, e usa apenas a palavra “contrário” quando quer se referir ao opositor. São proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão enquanto o boi “contrário” estiver se apresentando.

A galera do Boi Garantido.

BOI CAPRICHOSO VENCEDOR FESTIVAL 2017!

Boi Caprichoso, campeão Festival de Parintins 2017.

Agradecimentos a Amazonastur nas pessoas da secretária de turismo Oreni Braga e Nickolas Cabral diretor de marketing.

Oreni Braga, Secretária de Turismo do Amazonas.

Nickolas Cabral diretor de marketing Amazonastur recebendo jornalista Roberto Marques no Festival de Parintins.

 

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiros

  • Instituto Guy Puglisi
  • Marrocos
  • Braztoa
  • Vila Galé
  • Abracorp

Newsletter

Receba as novidades de nosso programa em seu e-mail.
Loading