Os turistas americanos poderão solicitar o visto de entrada no Brasil por meio eletrônico,desde o dia (25/01). Após solicitação e envio dos documentos necessários à liberação deverá ocorrer no máximo em 72 horas.
Essa medida é extremamente positiva e realmente ajudará a ampliar o mercado do turismo brasileiro, pois a burocracia anterior para adquirir um visto de entrada no Brasil era uma verdadeira via sacra, e há muito tempo o setor batalhava para o país adotar tais medidas.
Os americanos são o segundo maior mercado emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da vizinha Argentina. De acordo com as últimas estatísticas, mais de 570 mil turistas dos EUA escolherem o Brasil como destino turístico e injetaram US$ 710,5 milhões na economia nacional por ano.
“Demos um sinal claro e inconteste para a comunidade mundial que estamos abertos e totalmente interessados em intensificar o nosso intercâmbio no mais amplo sentido”, comentou o ministro do turismo Marx Beltrão”.
Além dos EUA, outros três países foram beneficiados com a implantação do visto eletrônico: Austrália, Canadá e Japão. Com esta medida, de acordo com estudos da OMT, o Brasil deve receber R$ 1,4 bilhão a mais nos próximos dois anos. Ainda este mês passou a vigorar a isenção de vistos para os países dos Emirados Árabes, aprovado no Congresso Nacional.
“O desafio da Embratur será ampliar a promoção do Brasil para que esses turistas tenham mais informações sobre todo nosso potencial turístico”, avaliou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.
Em relação aos destinos, os mais procurados para negócios foram São Paulo (40,4%), Rio de Janeiro (34,6%) e Salvador (3,7%).
Já no quesito lazer as procuras foram por Rio de Janeiro (72,1%), São Paulo (19,3%) e Foz do Iguaçu (15,8%). A pesquisa mostra que os americanos gostaram do que experimentaram. Para 81,7% deles a viagem atendeu ou superou as expectativas.
Deixe um comentário