A mais importante cidade da América Latina passará a operar a partir do próximo mês de abril os trens da Linha 13 – Jade em caráter de implantação. A circulação será das 10 às 15 horas, aos sábados e domingos, gratuitamente.
A linha passará pelo Parque Ecológico do Tietê, contará com oito trens e oito carros em cada composição e transportará em torno de 120 mil passageiros por dia. Fará conexão com a Linha 12 – Safira (Brás-Calmon Viana) na Estação Engenheiro Goulart na zona leste da capital.
A nova linha terá desembarque no terminal 1 do aeroporto de Guarulhos para quem for utilizar as empresas Azul e Passaredo. Para os passageiros que precisarão utilizar os terminais 2 (voos domésticos) da Latam, Gol e Avianca, como também o 3 (voos internacionais) American Airlines, Air France, Ibéria, Emirates e Catar entre outras, terão serviços gratuito operado por ônibus da empresa que administra o aeroporto de Guarulhos e obedecerão aos horários dos trens.
Durante todo mês de abril a circulação dos trens terão operação assistida e intervalos de 30 minutos. No perÃodo de horário reduzido o transporte será gratuito e a partir de junho será cobrado R$ 4,00 e os horários serão ampliados depois de ultrapassado o perÃodo de implantação e ajustes.
Já o Airport-Express, que ligará a região central de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos está previsto para operar a partir do próximo mês de julho. O percurso terá 35 minutos de duração e partirá da Estação da Luz, cujo local passa por reformas para melhorar o atendimento aos passageiros. A tarifa para esse percurso será diferenciada e ainda não definida o valor pelo governo de São Paulo.
Vale ressaltar que polÃticas governamentais voltadas ao turismo como fator de desenvolvimento econômico, dois pilares importantes terão que ter prioridade sempre, aeroportos modernos com transportes coletivos ligando suas principais cidades e centro de convenções para atendimento ao setor corporativo.
Deixe um comentário