O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou ao mercado da indústria de turismo e viagens, que o governo estuda ampliar as ofertas no modal aéreo brasileiro e autorizar companhias aéreas internacionais a operarem rotas nacionais.
Esse processo está sendo estudado internamente junto aos demais órgãos federais, em reuniões com a ANAC (Agência Nacional de Aviação).
Para atuar nesse mercado aéreo brasileiro bastante promissor, já existem várias empresas internacionais interessadas em operações de voos domésticos. Algumas dessas empresas inclusive já publiquei aqui neste blog, que já deram entrada na documentação necessária solicitando suas operações e encontram-se em trâmite nos gabinetes desses órgãos em BrasÃlia.
A mais recente interessada em operar nos voos domésticos do paÃs, é a empresa espanhola Ibéria.
A entrada de novas empresas nesse mercado interno é fundamental para ampliação de ofertas, para a saudável concorrência de mercado e principalmente dar aos viajantes mais opções de voos e tarifas mais acessÃveis.
Precisamos sempre lembrar que nosso mercado interno é bastante fechado, penaliza os usuários do modal aéreo e concentra o mercado brasileiro em apenas três empresas (Latam, Azul e Gol) que operam 98% dos voos nacionais.
É preciso, portanto, abrir essa caixa preta da aviação doméstica para o plano turÃstico deslanchar, e promovermos a retomada da indústria de aviação no Brasil.
Roberto Marques
rmarques.passaportebrasil@gmail.com
@roberto_marquesj
Deixe um comentário