Mapa geral do Delta do Parnaíba.
O Delta do Parnaíba tem cinco baías (fozes) e uma composição de 73 ilhas, tornando-o uma das belezas naturais mais indescritíveis do mundo. Seja pela sua imensa extensão, pelo conjunto de águas fluviais, suas dunas, águas marítimas e os belos reflexos do sol tanto ao seu nascer ou com seus raios ao se pôr ao final de cada tarde.
Seguindo no Delta do Parnaíba.
Desse conjunto exuberante aproximadamente 20% localiza-se no estado do Piauí e o restante no Maranhão.
O melhor roteiro é iniciar seu passeio no Porto dos Tatus em Ilha Grande próximo a cidade de Parnaíba (segunda maior cidade do Piauí).
A primeira parada na Ilha das Canárias com suas belas dunas. Na sequencia poderá através dos seus igarapés e os berços de reproduções naturais, contatos com várias espécies de aves e animais da região.
Muito próximo, um pit stop no Pontal da Melancieira (conhecida também como mirante), nos deparamos com as enormes dunas e pequenas lagoas, cenários paradisíacos.
Alguns minutos adiante, as águas deixam de ser dos rios da região e passamos a navegar pelas águas marítimas, surgindo a sua frente um banco de areia (uma pequena ilha), local de uma paradinha obrigatória para um mergulho e um visual incrível no meio do mar, simplesmente inacreditável.
Na ilha do Caju, você terá a oportunidade de contemplar-se com as belezas do Delta, e também curtir a revoada dos Guarás a partir das 17h30 e na sequencia o lindo por do sol.
Vale ressaltar que o por do sol no Delta poderá ser contemplado em outras localidades sempre com a mesma beleza.
Após percorrer todas as opções dos passeios nas águas dos rios e do mar, nas proximidades da cidade de Tutoia-MA, podemos conferir 05 naufrágios de navios cargueiros que aportavam naquela cidade para carregamento de sal.
Desembarcamos na cidade de Tutoia-MA, grande ponto de apoio do Delta do Parnaíba e na Pousada Baluarte e Ecoturismo, saboreamos um camarão no abacaxi simplesmente maravilhoso.
Na Baluarte Pousada e Ecoturismo você poderá programar além dos passeios no Delta do Parnaíba, outras ótimas opções de passeios (em veículo 4×4) naquela região. Praia da Barra, Praia do Amor, Lagoa do Maceió e o mais lindo de todos, os Oasis Lagoa das Palmeiras, que faz parte dos pequenos lençóis e portão de entrada dos lençóis maranhenses.
Partimos então para nossa próxima etapa da rota dos lençóis, a cidade de Barreirinhas-MA localizada a 100 km de Tutoia. Lá recarregamos as baterias no Porto Preguiças Resorts que fica a 04 km do parque nacional dos lençóis maranhenses.
Esse paraíso no nordeste do Brasil, é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Praticamente um deserto, só que mais parece um oásis, considerado por muitos uma das belezas naturais mais deslumbrantes do mundo.
Criado em 1981, possui uma área de 156 hectares com suas dunas formadas pela força dos ventos. A cada instante se cria uma paisagem única e se alteram constantemente de acordo com a velocidade dos ventos.
No período entre os meses de janeiro a agosto, as lagoas ficam cheias pelo volume das chuvas na região, formando verdadeiros oásis entre suas impressionantes dunas.
Podemos definir o parque como um deserto ou oásis, onde estão algumas das mais deslumbrantes paisagens do Brasil.
Os raios do sol tanto ao nascer quanto ao se pôr acentuam as belezas dos lençóis. Faz com que as areias brilhem em diversos tons, refletem nas águas das lagoas e transformam este lugar em um paraíso para os amantes da natureza, atraindo pessoas de todo mundo.
Deixe um comentário