Capital do Amazonas, a cidade de Manaus localizada às margens do rio Negro, tem sua origem indígena a partir dos Manaós.
No começo do século XX destacou-se como a “Paris dos Trópicos”, onde recebeu fortes influencias culturais europeias durante a época áurea do ciclo econômico da borracha, atraindo investimentos e imigrantes estrangeiros, notadamente franceses.
O estado do Amazonas tem grande relevância no contexto nacional e internacional por possuir as maiores reservas florestal e fluvial do mundo, tornando-o assim o fiel depositário do pulmão verde do mundo.
Sua influência cultural através de imigrantes portugueses, ingleses e franceses atraídos pela produção da borracha foi determinante na sua arquitetura com belas edificações.
O luxuoso Teatro Amazonas, local de importantes eventos culturais, sendo o mais importante deles o Festival de Ópera do Amazonas realizado anualmente.
O Palacete Provincial popularmente conhecido como Quartel da Policia Militar, patrimônio tangível que acompanha a evolução da sociedade amazonense.
Tombado juntamente com o Colégio D. Pedro II e a Praça Heliodoro Baldi, hoje abriga 05 museus pertencentes ao estado, o Museu da Imagem e do Som, Pinacoteca, Museu de Numismático Bernardo Ramos, Museu Tiradentes e o Museu de Arqueologia.
Centro Cultural Palácio Rio Negro, construído para ser residência de importante comerciante alemão Karl Scholz, o Palácio Scholz, tornou-se residência de 1918 a 1959, dos governos liderados por Bacellar a Mestrinho. No período de 1959 até 1995, somente como sede de governo.
O Palácio da Justiça, obra centenária do século XX para abrigar o Poder Judiciário do Estado do Amazonas, tombado patrimônio histórico estadual.
Mesmo mantendo suas raízes culturais, preservando sua rica arquitetura, a cidade sofreu enorme evolução econômica, em destaque a orla da Ponta Negra com suas edificações modernas.
A bela e importante ponte sob o Rio Negro possibilita o rápido deslocamento de mobilidade urbana da cidade e região do seu entorno.
A forte movimentação comercial nos boxes do Mercado Municipal, como também o número expressivo de barcos às margens do Rio Negro continuam até hoje em plena atividade na busca por diversos produtos.
O seu desenvolvimento industrial, a partir do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus, com a produção de importantes produtos eletrônicos (smart tv, Smartphone, motocicletas, automóveis e equipamentos de refrigeração dentre outros).
Deixe um comentário