Faz parte do conjunto das três capitais brasileiras construÃdas em ilhas. Por ter absorvido as influencias de três culturas europeias, temos várias opções para defini-la.
Ilha do amor, por suas inspirações, o seu romantismo ou sua arquitetura estilo neoclássico?
Capital nacional do reggae com seus ritmos jamaicanos?
Encontro de duas floras; o portão de entrada da flora amazônica ou o portão de saÃda da flora nordestina?
Ou a cidade dos azulejos, a mais portuguesa fora de Portugal, com o maior acervo de azulejos portugueses em seus casarios localizados no seu centro histórico?
Palácio dos Leões, antiga fortaleza de São LuÃs construÃda pelos franceses em 1612. Transformada em palácio em 1615 homenageando o rei LuÃs XIII. Após passar por várias reformas e adaptações, hoje abriga a sede do governo do Estado do Maranhão.
Várias edificações merecem uma visita, entre elas o Teatro Artur Azevedo. Está entre os mais antigos do Brasil inaugurado durante a era do ouro e do ciclo do algodão em 1817.
Centro histórico de São LuÃs
A cidade conserva toda beleza da sua arquitetura com influencia portuguesa nas suas praças, becos, monumentos, escadas e museus erguidos nos séculos XVII e XIX. A presença portuguesa marcante deixou seu legado nos casarões e igrejas, vários deles revestidos com azulejos e as belas sacadas.
Mantendo seu acervo arquitetônico histórico, a cidade de São LuÃs sofreu uma grande transformação urbana nos últimos 10 anos. A partir da consolidação econômica através do seu porto marÃtimo, da expectativa do termino da ferrovia norte/sul que posicionará seu porto um dos maiores do paÃs na exportação de produtos oriundos do agronegócio.
Recebeu então vários investimentos de investidores nacionais e estrangeiros na sua rede hoteleira.
No perÃodo de 14 de junho a 02 julho a cidade se transforma nas festas de São João com várias expressões culturais. Tem como base o Bumba meu Boi com seus diversos ritmos, figurinos e instrumentos musicais passando pela – Quadrilha Formosinha, Boi da Maioba, Tambor de Crioula, Boi de Matraca e tantos outros.
O Maranhão tem uma variedade maravilhosa em sua gastronomia. Podemos exemplifica-la através da casa de Juja, onde dona Ana Lula nos encanta com seu bom gosto. com sabores mais que especiais
Deixe um comentário